MEGAMAN X
Megaman X ou Megaman X1 (no Japão como Rockman X), lançado pela Capcom em 1993 para o Super
Nintendo, é o primeiro jogo da série Megaman X,a primeira subsérie de Megaman. O jogo recebeu conversão para MS-DOS em 1995, e um remake para PSP em
2005, intitulado Megaman Maverick Hunter X.
O jogo fora
relançado na compilação Megaman X Collection (2006), para PlayStation 2 e
Nintendo GameCube, além do Virtual Console
em 2011.
Há ainda versões
para telefones celulares e para os sistemas operacionais Android e iOS
Megaman X ou
simplesmente X: o primeiro dos reploids, que são robôs com capacidade de pensar
e agir como bem entenderem. X foi criado por Dr. Light algum tempo antes de sua
morte. Ja que foi o primeiro Reploid, se sente culpado pelo problema com os
mavericks, essa é sua razão de lutar.
Zero: todos pensam
que Zero é um reploid, mas ele foi criado por Dr.Wily. Quem inventou os
reploids foi Dr.Light. Seu passado é um pouco desconhecido, mas a história se
esclarece mais na série Z.
Dr. Cain: é um
cientista e arqueólogo que encontrou X enterrado numa capsula. É ele quem
reativa X. Sua função no jogo é apenas guiar X e Zero ao caminho certo na luta
contra o mal.
Sigma: é um reploid
criado por Dr.Cain para liderar os Mavericks hunters. Porém, na sua luta contra
Zero, ele quebrou o cristal de Zero (que continha um vírus criado por Dr.Wily
para tornar Zero maligno, mas esse vírus acabou sendo transferido para Sigma, o
tornando do mal).
Apesar da storyline
e dos personagens diferentes, o modo de jogo é bem similar à série original de
Mega Man, com diversas exceções - mais notavelmente: X pode aderir-se às
paredes e, do segundo jogo em diante, Zero é armado com o Z-Saber (uma espécie
de Sabre de luz, similar ao da série Star Wars) além do mais que tradicional
canhão de plasma. Os Mavericks substituem os Robôs Mestres e Sigma substitui o
Dr. Wily.
Há 4 capsulas
espalhadas pelas oito primeiras fases do jogo.
Pernas: A cápsula
encontrada na fase do Chill Penguin. Você ganha um Dash Rasteiro, o Super Salto
e a capacidade de quebrar blocos com chutes.
Braços: A capsula é
encontrada na fase do Flame Mammoth. O X-Buster é elevado a força máxima. A
vantagem é que você não precisa esperar até a primeira parte do final do jogo
Peito: A cápsula é
encontrada depois que você derrota um sub-chefe da fase do Sting Chameleon. A
resistência a danos aumenta em 50%.
Capacete: A cápsula
é encontrada na fase do Storm Eagle: Com ele, você ganha a capacidade de
quebrar blocos com cabeçadas.
Na primeira fase de
Sigma, você pode ganhar o canhão de Zero, mas não em cápsula, Zero dá o seu
buster para X depois que ele vence Vile(O cabeça de ferro) e encontra o seu
amigo dando os últimos sinais de vida. O canhão de Zero só é necessário quando
você não acha a cápsula com os braços da armadura de X.
Hadouken: O hadouken
é uma habilidade apenas da armadura Light Armor, que permite destruir qualquer
inimigo. Para consegui-lo é necessário ir para a fase do Armored Armadillo
(depois de ter derrotado os oito chefes, ter pego todas as armas e os oito heart-tanks
e ter pego e enchidos os quatro sub-tanks) em seguida vá até o final da fase no
local acima da porta do chefe, onde tem uma recarga de energia. Faça isso cinco
vezes e na quinta vez aparecerá a quinta cápsula, onde Dr. Light vestido de Ryu
te dará o hadouken. Para usar o hadouken para a esquerda: direita, baixo,
esquerda e botão do tiro, e para usá-lo para a diteta: esquerda, baixo, direita
e botão do tiro. O hadouken apenas pode ser usado quando a energia do X estiver
cheia.
Os Mavericks são
baseados em organismos, geralmente animais ao invés de possuírem aparência
humanóide, como os chefes da Série Clássica, embora seus ataques e nomes sejam
baseados geralmente em fenômenos mecânicos ou químicos ou em leis da física
como os jogos originais.
Por exemplo, ao
invés de "Flame Man", temos "Flame Mammoth"; em vez de
"Spark Man", temos "Spark Mandrill", etc... uma exceção é
"Boomer Kuwanger", cujo nome parece ser uma brincadeira com as
palavras "Boomerang" (Bumerangue) e "Kuwagata" (Besouro
Atlas/Escaravelho). Embora isso, alguns Mavericks têm poderes inéditos, e
também têm as armas baseadas em elementos como os jogos passados, tais como o
fogo, água, ar, terra, e assim por diante.
São eles:
Launch Octopus
(Polvo Lançamento) "Polvo"
Chill Penguin
(Pinguim Friagem) "Pinguim"
Spark Mandrill
(Mandril Faísca) "Macaco"
Flame Mammoth
(Mamote Chama) "Mamute"
Storm Eagle (Águia
Tempestade) "Águia"
Boomerang Kuwanger
(Boomer Souro) "Besouro"
Armored Armadillo
(Tatu Armado) "Tatu"
Conforme você
derrota o chefe de certa fase, outras fases podem sofrer alterações, por
exemplo, se você terminar a fase de Chill Penguin, a fase de Flame Mammoth, que
deveria ter rios de lava, estará completamente congelada e será mais fácil
passar por ela e também permitirá pegar o heart
tank da fase. Se você completar a fase do Storm Eagle, a nave que serve
de arena para o combate é danificada e cai em cima da base do Spark Mandrill,
desligando o sistema de eletricidade que passa rasteiro no chão e bloqueia o
ataque de raio elétrico do sub chefe da fase. Após completar a fase do Lauch
Octopus, uma parte subterrânea da fase Sting Chameleon fica inundada, podendo
alcançar o heart tank da fase.
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