PSX
ROAD RASH
Os jogos possuem uma perspectiva de visão em terceira pessoa, semelhante a do jogo Hang-On,
o jogador compete em corridas de rua e precisa terminar no mínimo entre
os quatro primeiros lugares em todas as corridas para prosseguir ao
próximo nível. Com o avanço no jogo, os oponentes se tornam mais rápidos
e combativos e o comprimento das pistas aumenta, ficando mais
perigosas. A classificação final nas provas é acompanhada de uma
premiação em dinheiro que pode ser usado para comprar motos mais rápidas
– necessárias para se manter competitivo – o jogo termina se o jogador
não pode pagar pelos consertos na moto ou se não pode pagar a fiança ao ser preso.
Uma das inovações trazidas por Road Rash foi a adição de um elemento
vertical aos jogos de corrida. Em jogos anteriores, o veículo do jogador
permanecia em um plano horizontal fixo, se movendo basicamente para a
direita ou a esquerda (vide Pole Position).
Em Road Rash, os jogadores precisam lidar com mudanças de altitude e a
física (mesmo que primitiva quando comparada com os jogos modernos),
notadas quando se anda em um monte ou em curvas em aclives. Isso
possibilita que a moto seja lançada a uma grande distância sem o
controle do jogador.
Road Rash também apresentou um ambiente interativo, com placas, árvores e postes, além de animais como bois e cervos
que podem atrapalhar o seu caminho ou serem usados como armas contra os
adversários. Além disso, foi um dos primeiros jogos com tráfego, do qual o jogador deve desviar durante a corrida.
Mas o fator que definiu a série foi o seu elemento de combate. O
jogador pode brigar com outros motociclistas usando armas de mão.
Iniciando apenas com os próprios punhos, podia roubar armas dos
adversários e usá-las. Entre as armas disponíveis na série estão pé-de-cabras, cacetetes, nunchakus e correntes. As brigas entre os corredores pode levar um ao chão e danificar a moto.
Os jogos possuem ainda policiais que podem prender o jogador e multá-lo, ao pegá-lo longe de sua moto ou por derrubá-lo durante uma briga.
A série Road Rash foi também um dos primeiros videogames a incluir artistas conhecidos em sua trilha sonora. A versão para 3DO, por exemplo, tinha como fundo músicas da banda Soundgarden.
O jogo também tem um tom de humor. Como por exemplo: quando a
motocicleta do jogador bate demais e acaba explodindo, aparece uma cena
em que a ambulância chega e leva a moto, deixando o jogador pedindo
ajuda ou quando o policial prende o jogador, com o cachorro e jogando
com vontade o prisioneiro no porta malas do carro.
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