PS2
GRAN TURISMO 3: A-SPEC
Gran Turismo 3 A-Spec é um jogo de videogame lançado para PlayStation 2 no ano de 2001. Foi produzido pela empresa Polyphony, parceira e subsidiária direta da Sony Entertainment Company. É comumente categorizado como um simulador de corrida. Foi lançado na mídia em DVD-ROM, sendo um dos primeiros jogos do PlayStation 2 a trabalhar com esse tipo de media, que tinha capacidade de armazenamento de mais de um gigabyte de dados.
Jogabilidade
"Gran Turismo 3" apresenta novos elementos para a série, como as trocas de óleo. Quando, na distância percorrida, o óleo vai se sujando e perdendo suas propriedades, o desempenho do veículo degrada progressivamente, até que um aviso de luz acende no painel durante o jogo, sinalizando que é necessária sua troca.
O Gran Turismo Mode tem uma reorganização do layout, com uma forma mais estruturada e um arranjo gradual de corridas e desafios. As corridas variam de eventos iniciantes de multi-resistência, corridas que duram horas e também mobilizador de eventos contra um adversário. Outra novidade é a capacidade de vencer o Fórmula 1 Endurance Races de automóveis, o que faz do jogo significativamente o melhor nos Endurance Races (exceto no Roadster Challenge em Apricot Hill).
Entre as mudanças, estão a omissão da capacidade de "Race Modify" (modificar os carros para versão de corridas, presente em GT1 e GT2) ou adicionar "down force", a remoção de suspensão, de danos e também rê-ausentes de torque, limitados para as corridas.
A Polyphony Digital, em parceria com a Logitech (que desenvolve periféricos para videogames e computadores), desenvolveu o controle do tipo volante denominado "GT Force" com função Force feedback e pedais de aceleração e freio.
Gran Turismo 3: A-Spec é considerado um sucesso comercial para a Sony no Japão, Europa e América do Norte. O jogo é altamente elogiado pelos comentadores e pelos jogadores e é considerado como um dos melhores jogos de corrida de todos os tempos. A IGN conceituou-o com uma nota de 9,8 e a gamespot conceituou-o com a nota de 9,4, e frequentemente aparece no "top 100 listas."
Em Dezembro de 2007, o jogo vendeu 1.890.000 cópias no Japão, 714.0000 na América do Norte, 584.0000 na Europa e 10.000 no Sudeste da Ásia.Gran Turismo 3 A-spec apresenta auto GP.
No GT3, apesar de haver carros novos, a quantidade é menor do que em Gran Turismo 2, reduzindo para um número perto do jogo original. Isto porque, originalmente, o jogo teria gráficos de menor qualidade, similares aos de Sega GT, e a mudança repentina de gráficos fez a produtora começar quase do zero. No entanto, a lista de carros foi considerada OK.
Seis carros de Fórmula 1 estão escondidos no jogo, para o jogador liberar.
Pistas
No jogo, para além de pistas que regressem dos seus antecessores, novas pistas fora adicionadas à série neste jogo para o PlayStation 2. Os gráficos de 128 bits do console, adicionavam detalhes aos circuitos. Algumas pistas mudaram como Super Speedway, outras apenas mudaram o tempo, como uma famosa pista real.
Apricot Hill Raceway - Localizada numa enorme colina, com curvas e contracurvas e chicanas. Média.
Complex String - Pista de testes complexa, com curvas aos zigue-zagues, quadrados, lombadas e chicanas. Difícil.
Cotê d'Azur - Famosa pista de F1, localizada na costa francesa. Média.
Deep Forest - Clássica, árvores que tapam a luz, túneis e curvas sem visibilidade. Média.
Grand Valley Speedway - Outra clássica, mas alterada no visual, agora é localizada num campo, as curvas são mais abertas. Difícil.
Laguna Seca Raceway - Famosa pista, situada num deserto com a famosa saca-rolhas. Média.
Midfield Raceway - Uma das pistas mais fáceis no jogo, em 8, com curvas abertas e um lago. Fácil.
Rome Circuit - Na cidade de Roma, rodeia o coliseu e tem muitas curvas apertadas. Difícil.
Seattle Circuit - Em Seattle, com saltos, curvas rectas, altos e baixos. Média.
Smokey Mountain - Pista de rally mista. Começa na vila pavimentada, e entra no vale de terra. Fácil.
Special Stage Route 5 - Pista no metrópole de Tóquio, começando na auto-estrada e virando para downtown. Média
Special Stage Route 5 Wet - Versão molhada da autoestrada 5. O pavimento molhado com chuva faz os carros girarem. Média.
Special Stage Route 11 - Regressou do jogo original, com curvas, difíceis, mas alterada, sem túnel debaixo da largada e uma roda gigante. Difícil.
Super Speedway - Pista oval pequena, mais inclinada e com ventoinhas. Sem cobertura na curva pequena. Fácil.
Swiss Alps - Nos Alpes Suíços, com uma ponte e uma quinta no final. Fácil.
Tahiti Circuit - Pista em Taiti, começa no pavimento perto de uma igreja, tem uma curva inclinada e alguns saltos. Fácil.
Tahiti Maze - Circuito misto, começa pavimentado na costa da Polinésia e entra no meio da floresta tropical, com muitas curvas em 'S'. Difícil.
Test Course - Circuito de testes oval enorme, mas agora localizada à volta de um estádio. Dentro desse estádio estarão pistas que serão reveladas no seu sucessor. Fácil.
Tokyo R246 - Pista num parque em Tóquio. Começa na estrada principal, contorna um estádio de futebol, passa por um palácio, uma interseção e volta. Fácil.
Trial Mountain - Outra pista clássica, numa montanha, agora com um lago e um explorador. A pista mantém o seu traçado original. Média.
Como visto no seu beta, titulado Gran Turismo 2000, antes da mudança gráfica, as pistas Red Rock Valley Speedway, Grindelwald, High Speed Ring, Autumn Ring, uma conexão entre as duas Special Stages e uma nova pista de cidade estariam incluídas, assim como haveria mudanças climáticas e horárias para algumas pistas.
Jogabilidade
"Gran Turismo 3" apresenta novos elementos para a série, como as trocas de óleo. Quando, na distância percorrida, o óleo vai se sujando e perdendo suas propriedades, o desempenho do veículo degrada progressivamente, até que um aviso de luz acende no painel durante o jogo, sinalizando que é necessária sua troca.
O Gran Turismo Mode tem uma reorganização do layout, com uma forma mais estruturada e um arranjo gradual de corridas e desafios. As corridas variam de eventos iniciantes de multi-resistência, corridas que duram horas e também mobilizador de eventos contra um adversário. Outra novidade é a capacidade de vencer o Fórmula 1 Endurance Races de automóveis, o que faz do jogo significativamente o melhor nos Endurance Races (exceto no Roadster Challenge em Apricot Hill).
Entre as mudanças, estão a omissão da capacidade de "Race Modify" (modificar os carros para versão de corridas, presente em GT1 e GT2) ou adicionar "down force", a remoção de suspensão, de danos e também rê-ausentes de torque, limitados para as corridas.
A Polyphony Digital, em parceria com a Logitech (que desenvolve periféricos para videogames e computadores), desenvolveu o controle do tipo volante denominado "GT Force" com função Force feedback e pedais de aceleração e freio.
Gran Turismo 3: A-Spec é considerado um sucesso comercial para a Sony no Japão, Europa e América do Norte. O jogo é altamente elogiado pelos comentadores e pelos jogadores e é considerado como um dos melhores jogos de corrida de todos os tempos. A IGN conceituou-o com uma nota de 9,8 e a gamespot conceituou-o com a nota de 9,4, e frequentemente aparece no "top 100 listas."
Em Dezembro de 2007, o jogo vendeu 1.890.000 cópias no Japão, 714.0000 na América do Norte, 584.0000 na Europa e 10.000 no Sudeste da Ásia.Gran Turismo 3 A-spec apresenta auto GP.
No GT3, apesar de haver carros novos, a quantidade é menor do que em Gran Turismo 2, reduzindo para um número perto do jogo original. Isto porque, originalmente, o jogo teria gráficos de menor qualidade, similares aos de Sega GT, e a mudança repentina de gráficos fez a produtora começar quase do zero. No entanto, a lista de carros foi considerada OK.
Seis carros de Fórmula 1 estão escondidos no jogo, para o jogador liberar.
Pistas
No jogo, para além de pistas que regressem dos seus antecessores, novas pistas fora adicionadas à série neste jogo para o PlayStation 2. Os gráficos de 128 bits do console, adicionavam detalhes aos circuitos. Algumas pistas mudaram como Super Speedway, outras apenas mudaram o tempo, como uma famosa pista real.
Apricot Hill Raceway - Localizada numa enorme colina, com curvas e contracurvas e chicanas. Média.
Complex String - Pista de testes complexa, com curvas aos zigue-zagues, quadrados, lombadas e chicanas. Difícil.
Cotê d'Azur - Famosa pista de F1, localizada na costa francesa. Média.
Deep Forest - Clássica, árvores que tapam a luz, túneis e curvas sem visibilidade. Média.
Grand Valley Speedway - Outra clássica, mas alterada no visual, agora é localizada num campo, as curvas são mais abertas. Difícil.
Laguna Seca Raceway - Famosa pista, situada num deserto com a famosa saca-rolhas. Média.
Midfield Raceway - Uma das pistas mais fáceis no jogo, em 8, com curvas abertas e um lago. Fácil.
Rome Circuit - Na cidade de Roma, rodeia o coliseu e tem muitas curvas apertadas. Difícil.
Seattle Circuit - Em Seattle, com saltos, curvas rectas, altos e baixos. Média.
Smokey Mountain - Pista de rally mista. Começa na vila pavimentada, e entra no vale de terra. Fácil.
Special Stage Route 5 - Pista no metrópole de Tóquio, começando na auto-estrada e virando para downtown. Média
Special Stage Route 5 Wet - Versão molhada da autoestrada 5. O pavimento molhado com chuva faz os carros girarem. Média.
Special Stage Route 11 - Regressou do jogo original, com curvas, difíceis, mas alterada, sem túnel debaixo da largada e uma roda gigante. Difícil.
Super Speedway - Pista oval pequena, mais inclinada e com ventoinhas. Sem cobertura na curva pequena. Fácil.
Swiss Alps - Nos Alpes Suíços, com uma ponte e uma quinta no final. Fácil.
Tahiti Circuit - Pista em Taiti, começa no pavimento perto de uma igreja, tem uma curva inclinada e alguns saltos. Fácil.
Tahiti Maze - Circuito misto, começa pavimentado na costa da Polinésia e entra no meio da floresta tropical, com muitas curvas em 'S'. Difícil.
Test Course - Circuito de testes oval enorme, mas agora localizada à volta de um estádio. Dentro desse estádio estarão pistas que serão reveladas no seu sucessor. Fácil.
Tokyo R246 - Pista num parque em Tóquio. Começa na estrada principal, contorna um estádio de futebol, passa por um palácio, uma interseção e volta. Fácil.
Trial Mountain - Outra pista clássica, numa montanha, agora com um lago e um explorador. A pista mantém o seu traçado original. Média.
Como visto no seu beta, titulado Gran Turismo 2000, antes da mudança gráfica, as pistas Red Rock Valley Speedway, Grindelwald, High Speed Ring, Autumn Ring, uma conexão entre as duas Special Stages e uma nova pista de cidade estariam incluídas, assim como haveria mudanças climáticas e horárias para algumas pistas.
PARTE 1
PARTE 2
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